<$BlogRSDUrl$>

domingo, maio 30, 2004

Sugestão musical do fim de semana 



The Fall
«Country on the Click»

Estes senhores-que-já-fazem-música-desde-muito-antes-de-eu-nascer têm um novo álbum. Bem que podiam vir ao Sudoeste, ou assim... É fixe. Mas ainda não tenho o disco.






sábado, maio 29, 2004

E os meus pais que me educaram pra ser um homem... 

GARAGE GURL - Flirt inna Skirt!
A GARAGE-GURL. Youre into loud music, hot guys and
wild fashions. Youre most at ease when you've
got all your mates around you and you like to
party. Boys are a game and youre always on the
ball because you make sure you're always number
one.

Your virtues: Confidence, fun nature,
sociability.

Your flaws: Loudness, jealous tendency, need for
attention..



You almost certainly wouldn't like this game,
because it's not your thing:

www.life-blood.vze.com


What kind of girl are you?
brought to you by Quizilla

E esta, hem?






sexta-feira, maio 28, 2004

Refeições sociais 

É com algum constrangimento que tomo as minhas refeições na cantina, ou em casa de outros.
Primeiro, porque tenho a impressão que ver-me a comer não é propriamente um espectáculo dos mais agradáveis. Segundo porque, fruto da educação que me foi dada, desenvolvi o hábito de não deixar comida no prato. É, pois, com algum esforço, que deixo sempre uns grãos, umas migalhas, espalhados no prato. Depois, há que reprimir o hábito de escolher as espinhas e chupar os ossos.
A vida social é um grande desafio.






Portuguese Splendor 

Foi com algum agrado que reparei, hoje, que o Celso criou uma ligação para o meu blog no Portuguese Splendor. Agradeço.
Visito habitualmente o Portuguese Splendor e não tenho dúvidas em afirmar que é dos melhores e mais originais blogs que conheço.
E se andam à procura de coisas semelhantes, dêm um salto às Histórias de Adesgunda.






quinta-feira, maio 27, 2004

Proverbial 

O conhecimento é inimigo da felicidade.
Por outras palavras, as pessoas mais ignorantes são mais felizes.






quarta-feira, maio 26, 2004

«Diferentes formas de ver a vida» 



Silas, 25/Maio/04






terça-feira, maio 25, 2004

Pedintes I 

Todos os dias há um novo para descobrir, em Lisboa. No entanto, há sempre uns dois ou três (às vezes mais) que marcam um pouco do nosso dia a dia.

Há uma senhora, que julgo ser ainda jovem, apesar do aspecto envelhecido, que não há muito tempo iniciou a sua vida de esmola nos comboios da linha de Sintra. Costuma circular entre as estações do Rossio e de Benfica. Faz uso de uns óculos de massa, castanhos, com lentes bem espessas. Serve-se de um velho cabo metálico de esfregona como vara-guia com o qual percute vigorosamente os obstáculos, de modo a chamar a atenção.
A sua ladaínha do costume é bastante detalhada. E vai assim: «Há 3 anos tive um acidente, no qual perdi 70% por cento da minha visão. Uma ajuda para comer, por favor.»






Saída de Campo 

Nunca tive queda para as Ciências*. Minto. Na escola primária safava-me muito bem em tudo, mesmo no Estudo do Meio e na Matemática.
Ao chegar ao Preparatório, a coisa mudou de tom.
Chegado o 3º ciclo (no meu tempo, não sabiamos bem o que lhe chamar, ainda), revelou-se a minha falta de aptidão para a matéria. Por muita boa vontade que tivesse, não havia maneira de atinar com a biologia, a física, a química... A matemática escapava. Apesar do meu grande interesse pela Ciência, não conseguia interiorizar as noções mais básicas e fazia-me confusão a falta de explicações para tantas fórmulas e leis (os programas escolares na área das Ciências deixam muito a desejar). Estava traçado o meu destino - as artes. Apesar do meu grande interesse pela área das Ciências Naturais.
No entanto, estou em crer que poderia dar um bom psicólogo. Enfim...

* - Entenda-se o termo Ciências como designativo das Ciências Físicas e Naturais. Com as Ciências Humanas, a música é outra.






segunda-feira, maio 24, 2004

Burns Custom / Steer 

Mais dia menos dia, tinha que voltar a falar de guitarras.
Antes de mais, gostava de informar que não sei tocar guitarra. Conheço uma meia-dúzia de acordes com os quais me divirto de vez em quando. Acima de tudo, creio que a guitarra eléctrica tem um potencial estético quase ilimitado. E é isso que me interessa.

Sem mais delongas, dois modelos da Burns: a histórica Custom e a recentemente reeditada Steer



Quando um dia eu for um milionário coleccionador de instrumentos, convido-vos a visitarem a minha casa-museu. E deixo-vos experimentar.






Sintra e Lisboa 

Morar nos arredores de Sintra é um pau de dois bicos. No bom sentido. Disfruta-se do melhor de Lisboa e do melhor de Sintra. Assim, conforme nos interesse, se diz que moramos em Sintra ou em Lisboa. E conforme as noções de geografia do interlucutor.
Por exemplo, se se trata de alguém que não gosta da paisagem urbana e poluída de Lisboa, diz-se que moramos em Sintra. Se se trata de um morador duma província desencantada e moribunda ou de uma pequena cidade com um ambiente cultural fraco, diz-se que moramos em Lisboa.
É a vida real.






domingo, maio 23, 2004

Sahara Hotnights 

Por falar em senhoras... Hoje cheguei ao conhecimento destas belas roqueiras.
Vale sempre a pena explorar tão rara formação. Porque as senhoras não têm que ser somente a temática do rock.
Ouçam as amostras disponíveis no site e façam por ouvir umas pistas inteiras (não quero incentivar à pirataria, atenção... mas se tiver que ser... :D)
Desde que ouvi as Breeders que comecei a aprender a gostar de bandas femininas.







É provável... 

"Women of the world: take over
'Cause if You don't
The world will come to an end
It won't take long."

Prelude to 110 or 220 Women of The World, do álbum Eureka, de Jim O'Rourke.






sexta-feira, maio 21, 2004

Cancelado-lado-lado-lado... 

O concerto de Samuel Úria recentemente anunciado neste blog foi cancelado. Não me peçam explicações. Ainda estou tão abalado quanto vocês.






Última Hora: Rais_Ta_Parta Não Muda de Template 

Apesar de o novo blogger oferecer novas possibilidades ao nível do aspecto gráfico das páginas, Rais afirma que irá manter-se fiel ao template do costume. Apesar das queixas a respeito do lilás apaneleirado, continua a acreditar que o blog é, antes de mais, um espaço de experiências e de aprendizagem. Daí que pretenda que todas e quaisquer alterações ao design da página sejam efectuadas manualmente através da edição do código-fonte em HTML.






quinta-feira, maio 20, 2004

«O Ataque dos Meta-Seres IV»
ou «Feromonas: O Sabor Deste Verão» 



Silas, 20/05/04.






Metáforas, rimas e outros ornamentos poéticos, metam-nos... 

Quando escrevo em verso (falar em poesia seria injusto ou pretensioso), sou incapaz de uma escrita metafórica, rimática ou estruturada. Fosse eu ateu e falaria em acaso.
Em boa verdade, para dar um ar poético a uns dizeres, o que mais importa é a construção versejada e um sentido menos óbvio.
Como uma moldura ou um rectângulo indicativo anexo para uma obra de arte.






quarta-feira, maio 19, 2004

Não se passa nada de interessante no mundo. 

Pelo menos, a julgar pelo noticiário da TVI.
Ainda assim, foi interessante reparar nas respostas de Avelino Ferreira Torres aos jornalistas à saída do tribunal.
AFT: «O problema não é meu! O problema não é meu!»
J: «Então é de quem, o problema?»
AFT: «É da casa-de-banho!»
Um verdadeiro Senhor, este homem.
Mas continua. Em resposta a uma pergunta que me escapou mas que também não interessa, limitou-se a retorquir: «Você sabe onde está a sua mulher, neste momento?». O jornalista ficou sem palavras.
O Sr. Avelino dá cabo deles todos. Houvesse mais homens assim no nosso país...






terça-feira, maio 18, 2004

Apontamento Futebolístico (porque não consigo esconder o benfiquista que há em mim) II
ou
Ouvi Dizer II 

Segundo as fontes do costume - os amigos -, José Mourinho terá comentado, a respeito do jogo de Domingo, que o F.C. Porto foi prejudicado pela actuação do árbitro.
No melhor pano cai a nódoa. Até um dos melhores treinadores da Europa tem, uma vez ou outra, que empregar a velha muleta do árbitro.
Todos temos uma função a desempenhar nas nossas áreas de acção. E nem sempre a que desejávamos. Os árbitros serão sempre o bode expiatório do Futebol.






Apontamento Futebolístico (porque não consigo esconder o benfiquista que há em mim)
ou
Ouvi Dizer 

Parece que, após a vitória do Benfica, um ministro do governo, benfiquista ferranho (leia-se Bagão Félix), terá ligado a Marcelo Rebelo de Sousa com quem terá comentado que «isto pode ser bom para a retoma». Por sua vez, o Professor argumentava que, se o governo está a depositar as suas esperanças em vitórias futebolísticas para conduzir a economia «ao bom caminho», estamos em maus lençóis.
Eu assino por baixo.
E a julgar pelo investimento no Euro2004, deve ser esse o modus operandi em termos de política económica dos nossos últimos governos. Afinal, pouca evolução houve neste nosso canto nos últimos 30 anos. A máxima continua a ser «Fátima, Fado e Futebol».






segunda-feira, maio 17, 2004

Moloko em Portugal 

Pois é. Fiquei a saber, ontem, através do site oficial dos Moloko que eles vão regressar a Portugal, para um Festival da Optimus. Resta agora saber a qual e esperar que seja novamente o Sudoeste (à semelhança do que aconteceu em 2003).
O ano passado tivemos a oportunidade de ver uma senhora muito grávida a dar um dos espectáculos mais animados do Festival. Vejamos se se reservam mais agradáveis surpresas para este ano.







sábado, maio 15, 2004

Série B continua. 

É verdade. Eu vi a luz. Não fui capaz de ficar indiferente. O Manel convenceu-me.
O melhor do pior da política portuguesa faz companhia ao Profeta Dizimista.






Um grande dia para Portugal... 

Meus amigos, venho falar desse notável acontecimento que se deu hoje: O chat com Manuel Monteiro, hoje, pelas 16, no seu portal. Não sei quantos de vós aproveitaram esta oportunidade, mas se aproveitaram, espero que tenha sido pelas razões correctas, sejam lá quais forem.
Acontecimento apenas comparável à conferência de Miguel Portas, na passada sexta-feira, no ISCSP.
Eu diria que se vive em Portugal um momento político sem igual... ou todo igual... não interessa.
E agora, alguém sabe como está o mundo real?






sexta-feira, maio 14, 2004



Silas, 15/Maio/2004






quinta-feira, maio 13, 2004

Apontamento sobre Arquitectura em Portugal. 

Vão até à janela mais próxima. Olhem lá para fora. Gostam do que vêem?
Entao, das duas, três:
- Ou têm mesmo a sorte de morar num local bonito;
- Ou a vossa sensibilidade deixa muito a desejar;
- Ou aprenderam a gostar do ar decadente da cidade portuguesa.






E eu que julgava que estas coisas dos teste já tinham perdido a piada... 

Segui as pisadas do Guel e o resultado foi, no mínimo, hilariante.



What Famous Leader Are You?
personality tests by similarminds.com


E esta, hein?






Personal Cash 



De tudo o que de bom poderia dizer acerca da versão de Johnny Cash de Personal Jesus (incluída em American IV: The Man Comes Around), de resto, a minha canção favorita dos Depeche Mode, é que podia perfeitamente ser um original do senhor.






Breakout 



Os N.E.R.D, capazes do melhor e do pior, têm a vida ganha, não se percebendo facilmente este recente desejo de publicidade. Mas Breakout, incluído em Fly or Die é, no meu entender, uma incontornável mostra do que de melhor são capazes estes 3 estarolas.






quarta-feira, maio 12, 2004

Perigosas traições da academia. 

Está a acontecer-me uma coisa terrível.
Desde que entrei na para o curso de Arquitectura, tenho vindo a perder gradualmente o amor à Arquitectura.
Conheço um livro algo duvidoso com o título «O Perigos Traiçoeiros do Rock». Sinto-me tentado a escrever um intitulado «Os Perigos Traiçoeiros da Escola».






E porque eu tenho amigos que encontram as coisas mais engraçadas na internet... 

Incomodem este senhor à vossa vontade... mas ele dá luta.






Dia mau. 

Já aqui foi publicada uma notícia falaciosa hoje. Apaguei o post.
Entretanto, não me ocorre nada para escrever.
Deixo um o link para O Blog Do Piano que tem um artigo muito bom acerca de blogues. Afinal de contas, isto não é mais que um passatempo. Convém é não deixá~lo passar demasiado.
Eu, por exemplo, gosto sempre de ter os relógios adiantados. É um garante de que não me atraso... ou, pelo menos, ajuda-me a não ser tão atrasado
Viram como eu fui capaz de passar de um assunto para outro totalmente diferente quase sem relação?






Amanhã é dia 13 de Maio. 

Será construída uma nova basílica na Cova da Iria, dedicada à Santíssima Trindade. Provavelmente para se celebrarem cultos marianos.
A coerência é daquelas coisas que os pais ensinam aos meninos mas que estão sempre a contrariar.






terça-feira, maio 11, 2004

A Santa Madre Igreja Confessa-se. 

Meus amigos, depois de ler este blog, não sei que mais poderei escrever aqui que faça sentido.
Ainda considerei a hipótese de o colocar junto do blog do David, na Série B, mas talvez assim seja melhor.
A partir de hoje, a Santa Madre Igreja Confessa-se.
Benzam-se.






222 

Ontem à noite, a minha caixa de correio do Outlook continha 222 mensagens de correio electrónico. Número curioso que me recordou do Cinestúdio 222, uma pequena sala de cinema, perto do Saldanha, em Lisboa, onde assisti a alguns dos melhores filmes da minha vida. Waking Life, Lilya 4 Ever, O Homem Elefante, entre outros.
Depois, a cooperativa Zero Em Comportamento ficou sem crédito e a boa vida acabou. Não sei o que se passa por lá agora. Pouco interessa. Não há cá lugares sagrados.
A sala em si não era grande coisa. Aliás, era pequena. Várias cadeiras avariadas, um leve cheiro a mofo, de quando em vez. Mas via-se bem o filme de qualquer lugar da sala e o som também era bom, tendo em conta que não se iam lá ver grandes prodígios da tecnologia.
Enfim, desde que o filme seja bom, qualquer sala se torna um marco.






E porque fui abordado pelo Lucas, numa atitude extremamente violenta, ontem à noite, no Rossio... 

...aqui ficam as minhas demoradas felicitações aos Paletós pelo seu 1º aniversário.
Ganhem juízo... ou então, é melhor não.






segunda-feira, maio 10, 2004

Como eu costumo dizer... 

A vida é como um filme dos Monty Python.






O que mais me assusta... 

é que, de toda essa massa humana que foi nascendo depois de mim, alguém me comece a ver como uma espécie de referência, mesmo que das mais fracas.






Boris Vian 




Domingo, ao almoço, a grafonola tocava Boris Vian.
O vizinho do lado repetia insistentemente canções da Operação Triunfo com o volume da aparelhagem francamente acima do suportável.
Gostos não se discutem. Valha-nos a compreensão e o respeito.






sábado, maio 08, 2004

Descobertas científicas recentes denunciam a possibilidade de existência de vida em Marte! 

(Novatos da blogosfera)






Agora, sou um músico amador. 

No final do ano lectivo passado, abandonei o Censervatório Nacional e, consequentemente, o estudo da música, por tempo indefinido. Comentava, na altura, com o meu professor de instrumento que era provável que nunca mais viesse a tocar oboé, por não ter o incentivo do Conservatório. Ele concordava.
Paradoxalmente, desde então tenho estado mais envolvido na música que nunca. Mantenho a participação em duas bandas distintas. Numa toco oboé, noutra bateria.
A formação clássica tem-me sido particularmente útil na bateria, que comecei a tocar sozinho, tendo tido algumas achegas de amigos mais experientes na matéria.
A vida prega-nos cada partida... Precisamente quando eu julgava que ia deixar a música para trás, ela puxou-me o tapete. Agora sou um músico amador.
Quem corre por gosto não cansa.

(Este post foi alvo de cortes substanciais)






Bem-vindos 

O número de visitas diárias a este blog tem aumentado nos últimos dias. Desconheço as causas do facto, mas fico satisfeito. Gostaria de dar as boas-vindas a todos aqueles que recentemente descobriram o meu blog.

E agradeço também a todos aqueles que têm linkado este blog. Espero que não falte nenhum aí na barra lateral. Guiei-me pelo Technorati.






sexta-feira, maio 07, 2004

Ao subir a encosta do castelo (de S. Jorge)... 

São mais os turistas que os habitués.






Por outro lado... 

Por vezes, é pelo muito pensar que se perdem boas oportunidades.






Pensar duas vezes 

De facto, se pensasse duas vezes antes de falar, certamente não diria muito do que digo.






quinta-feira, maio 06, 2004

Particularidades de uma escola de artes II 

Outra das particularidades de estudar numa escola de arquitectura é que, nas portas das casas de banho, há sempre piadas sobre o Tomás Taveira para ler.






Particularidades de uma escola de artes I 

Uma das particularidades de estudar numa escola de artes é que, nas portas casas de banho, continuam a ver-se os habituais desenhos obscenos, mas com um traço muito mais apurado.






quarta-feira, maio 05, 2004

«Flor de Ninive» 




Silas, 4 de Maio de 2004.
(Foto original gentilmente cedida por Pedrito Menezes)






Sem comentários... 

Otelo Saraiva de Carvalho e Fidel Castro, Cuba, 1975.







terça-feira, maio 04, 2004

O silêncio... 

... é uma grande virtude.






Alheado. 

Só hoje entendi porque se tem falado tanto dos soldados norte-americanos no Iraque nos últimos dias.
Só me ocorre dizer que foi, de facto, uma brutalidade. No entanto, tal como considero injusto julgar os muçulmanos por um bando de fundamentalistas que organizam e levam a cabo actos hediondos, não me parece bem que se julguem as forças armadas norte-americanas por este incidente. Agora, se tivermos em conta que alguns dos soldados envolvidos já foram readmitidos nas suas funções, o quadro altera-se um pouco. De qualquer modo, os militares mais as suas intriguinhas internas nunca me interessaram muito.

É frequente as notícias passarem-me ao lado. Se, quando me comecei a aperceber disso, era angustiante, é com grande gozo que o encaro agora. É uma forma de libertação, este alheamento do mundo. Até porque, em boa verdade, nada tenho com essa gente.






segunda-feira, maio 03, 2004

«As Mulheres Sabem Porquê» 



1 de Maio de 2004

Dedica-se esta ilustração à Inês.






domingo, maio 02, 2004

Ninivitas, Marinha Grande, 1 de Maio de 2004.
As imagens. 

Ok, a qualidade é escassa. Faltam planos de alguns membros da banda, mas pronto. Valem pelo testemunho.

Os Ninivitas, Marinha Grande, 1 de Maio de 2004.


Da esquerda para a direita: Silas (oboé), Guel (guitarra acústica), Guillul (guitarra eléctrica), Almirante (bateria), Sami (guitarra eléctrica), Isma (baixo) e Cado - só se vê um b'cado do casaco - (órgão).









sábado, maio 01, 2004

E sobre o concerto... 

Faço minhas as palavras de Helder, o rei do kuduro:
«África está contente!»






This page is powered by Blogger. Isn't yours?